Trabalhador do Futuro
Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o projeto Trabalhador do Futuro
tem como objetivo principal promover ações de qualificação social e profissional voltadas a jovens e trabalhadores, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As ações serão desenvolvidas nas seguintes regiões: região metropolitana de Boa Vista, abrangendo os municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí, Cantá e Bonfim; região Sul de Roraima, incluindo Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis; e região metropolitana Central, composta por Caracaraí e Iracema.
O projeto busca enfrentar a significativa carência de capacitação da mão-de-obra local, que muitas vezes dificulta o acesso a oportunidades de emprego, trabalho e geração de renda. A iniciativa visa promover a inclusão social de trabalhadores e trabalhadoras, combatendo a discriminação e a vulnerabilidade social. Além disso, pretende desenvolver conhecimentos técnicos e habilidades, ampliar a compreensão de tarefas e funções inter-relacionadas, e aprimorar a capacidade de abstração, seleção, interpretação e utilização de informações.
A parceria foi formalizada em 31 de dezembro de 2024, por meio de um termo de fomento, que prevê a destinação de R$25.862.094,00 (vinte e cinco milhões, oitocentos e sessenta e dois mil e noventa e quatro reais) para a execução do projeto. A realização do projeto está prevista para o ano de 2025.